O olhar representa nossa identidade e demonstra nossos sentimentos. Por isso é tão importante darmos a devida atenção para a região dos olhos.
Alguns pacientes queixam-se de inchaço na região da pálpebras quando acordam, dificuldade visual e dores de cabeça. O "olhar cansado ou triste" constitui queixas comuns e geralmente inicia por volta dos 35 anos.
O que é a cirurgia das pálpebras?
A cirurgia das pálpebras, que chamamos de blefaroplastia, tem o objetivo de rejuvenescer a região que sofre influências genéticas, irradiação solar e envelhecimento.
Geralmente as pálpebras superiores sofrem essas alterações mais precocemente. No entanto, sabemos que as pálpebras inferiores também podem apresentar alterações peculiares como perda da tonicidade, excesso de pele, alterações na posição dos cílios, alterações de cor (escurecimento) e aumento de volume (inchaço).
Outro ponto importante que é relacionado à parte funcional das pálpebras, seria a redução do campo visual, ou seja, devido a perda de função muscular, as pálpebras superiores começam a abaixar trazendo uma sensação de "sombra" e escurecimento, condição esta que chamamos de ptose palpebral.