A fisioterapia pélvica é uma especialidade que tem por objetivo evitar e/ou melhorar a perda de força nessa região.
A pélvis é responsável por sustentar os órgãos que estão na área baixa do abdômen (bexiga, útero, intestino etc.) e impossibilitar que esses órgãos “caiam”, ficando muito baixos, mais próximos dos órgãos reprodutores.
A incontinência urinária é a maior queixa entre pacientes que estão com a área pélvica enfraquecida, fazendo que até mesmo um simples espirro faça a pessoa expelir urina e fezes.
Há também problemas com a queda dos órgãos fazendo com que fiquem muito próximos a vagina e no caso dos homens, isso pode fazer com que eles desenvolvam impotência sexual. Esse problema atinge na maioria, os idosos que acabam tendo essa região enfraquecida naturalmente, e mulheres que muitas vezes atribuem esse problema por causa da gravidez, que naturalmente com o crescimento do feto, comprime os órgãos, fazendo com que eles fiquem baixos. Além disso, outros fatores podem contribuir com essas disfunções, como a obesidade, doenças da bexiga e falta de exercícios.
A fisioterapia pélvica, ajuda a prevenir no caso das gravidas por exemplo, um problema posterior (depois do fim da gestação), para que a bexiga não fique baixa.
Somente um especialista pode passar os exercícios certos para seu problema (depois de feito o diagnóstico), e é importante fazer as sessões regulares para que o tratamento seja completo e dê resultados. Além do tratamento no consultório, o especialista vai passar exercícios que poderão ser realizados em casa, como complemento do tratamento.